O mundo da leitura

O mundo da leitura
[...] a leitura, particularmente a leitura literária, além de dever ser democratizada, é também democratizante [...]em grande parte, somos o que lemos, e [...] não apenas lemos os livros,mas também somos lidos por eles.(Magda Soares)

CONTAR HISTÓRIAS

LEITURA E ORALIDADE

Contar histórias não é só contar palavras, e sim envocar uma realidade para contar a história.
alguns critérios para contar história:
  • A performance de um contador , se é contemporâneo, tradicional e etc.O contador de histórias é diferente de um autor.
  • o autoconhecimento e a observação do que se vai contar;

Nós como futuras educadoras temos que sermos boas contadoras de histórias, sempre nos policiando, ou seja, o que contar e como contar?
De acordo com Sisto(1992): o mundo é uma história que se lê diariamente, ou seja, segundo o mesmo todos nós fazemos parte desse grande livro.
o ato da leitura é essencial em nossa vida, pois, é através desse ato que construímos e resgatamos as histórias dos nossos antepassados,e a nossa própria história, ler vai muito além da capa de um livro, e é por esse caminho que nasce em nós o desejo de contar histórias, de ressuscitar a nossa imaginação,e abrir espaço para nossa criatividade.

2 comentários:

  1. É MUITO BOM SABER DISSO... AS VEZES NÃO DAMOS O VERDADEIRO VALOR QUE UMA LEITURA TEM. E NÃO HA NADA MELHOR QUE FANTASIAR, IMAGINAR, CRIAR...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vcs. A leitura possui vários significados e o ato de ler pode mudar a vida de uma pessoa. O trabalho de formação de um contador de história possui vários critérios o do autoconhecimento, de observação do outro, de abrir o imaginário, com envolvimento, emoção, naturalidade e credibilidade. Com confiança o contador tem perceptibilidade do que almeja abordar. Para cada tema há um procedimento e uma orientação diferente, para que assim todos possam se encantar com a leitura.

    ResponderExcluir